Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Entronização do quadro de Jesus Misericordioso no Lar

Entronização do quadro de Jesus Misericordioso

Acolhendo solenemente o quadro de Jesus Misericordioso em seu lar

Antigamente era normal encontrar em nossos lares católicos algum sinal visível da sua fé – um quadro dos Sagrados Corações, uma cruz, a imagem de N. Sra. Aparecida e assim por diante. Muitos destes objetos sacros traziam consigo uma longa história, como se fossem uma preciosa herança dos antepassados. Para eles a fé era um valor que valia a pena cultivar e demonstrar, na simplicidade de um gesto ou de um símbolo.

Os tempos mudaram, e hoje em dia muitas famílias católicas já não têm a mesma compreensão e disposição. Muitas deixam os sinais visíveis da sua fé escondidos – no quarto, no guarda-roupa etc., pensando – erradamente – que estariam ofendendo um não-católico que porventura chegasse à sua casa. Os tempos mudaram, mas os valores não! O que é bom merece ser compartilhado, ontem, hoje e sempre!

Todo aquele, portanto, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos Céus (Mt 10,32). Nos primeiros séculos, os cristãos demonstravam a sua fé no Senhor Jesus através da sua vida, das celebrações, orações e também através da arte – música, pintura, escultura etc. Várias são as pinturas que encontramos nas catacumbas romanas (sécs. I-IV), demonstrando que a nossa fé tem uma dimensão visível.

Quem me viu, viu o Pai, disse Jesus de si mesmo (Jo 14,9). Uma representação artística do Senhor Jesus – pintura, escultura etc. – tem como objetivo nos recordar aquele que “é o mesmo, ontem e hoje” e “para a eternidade” (Hb 13,8), a fim de que a nossa alma, o nosso coração, a nossa existência se voltem mais e mais para Ele! Já dizia por isso S. João Damasceno: “A beleza e a cor das imagens estimulam minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo do campo estimula meu coração a dar glória a Deus” (Imag. 1,27: in Catecismo, n.1162).

O Senhor Jesus se dignou manifestar de um modo extraordinário à Santa Faustina Kowalska (+1938), revelando-lhe a sua imagem como Ressuscitado: “Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro”; e em seguida lhe fez uma promessa: “Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte” (Diário, nn. 47s; cf. 327). Em 1995, na igreja do Espírito Santo in Sássia (Roma), Karol Wojtyla rezou diante da imagem de Jesus Misericordioso pela 1ª vez como Papa João Paulo II. Sigamos o exemplo dos santos!

Famílias cristãs do Brasil, vamos acolher em nossos lares o quadro de Jesus Misericordioso! Vamos colocar EM NOSSA SALA PRINCIPAL a imagem daquele que Ressuscitou, e que vem a nós como no final daquele domingo: “Falavam ainda, quando ele próprio se apresentou no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco!’ (...). ´(...) Vede minhas mãos e meus pés: sou eu!” (Lc 24,36-40). Acolhendo a Sua imagem, estaremos declarando: "JESUS, EU CONFIO EM VÓS! TU ÉS O SENHOR DA MINHA CASA E DA MINHA FAMÍLIA!"

Ajude-nos, caro devoto e apóstolo da Divina Misericórdia, a entronizar em cada lar brasileiro um quadro de Jesus Misericordioso! Estimado Bispo e Presbítero, contamos com a Vossa prestimosa colaboração nesta obra de evangelização!
Para a entronização do quadro, seria oportuna a benção do mesmo por um sacerdote, benção está que está no Ritual de bençãos ( pode-se ainda consultar o nosso Guia da Devoção à Divina Misericórdia, vol. 1). Lembramos a todos que os quadros podem ser entronizados em qualquer dia do ano, mas é oportuno que seja abençoado no Domingo da Misericórdia (2º Domingo da Páscoa), conforme indicação do Diário (n. 49).
Uma Imagem de Jesus Misericordioso em cada Lar Católico Brasileiro.
(Fonte: Portal da Divina Misericórdia )

Entronização

Conforme indicação no Diário, nº 49 - Quero que essa imagem, que pintarás com o pincel, seja benta solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a festa da Misericórdia”.
No dia marcado, possivelmente na Festa da Misericórdia e, se estiver presente um sacerdote, reúna-se toda a família no lugar onde a imagem deve ser benzida. O sacerdote diz:

V. A nossa proteção está no nome do Senhor.

R. Que fez o Céu e a terra.

V. O Senhor esteja convosco.

E contigo também.

Oremos: Deus eterno e todo poderoso, não reprovais a escultura ou pintura de imagens dos santos para que, à sua vista, possamos meditar seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós Vos pedimos que abençoeis e santifiqueis esta imagem, feita para recordar e honrar o Vosso Filho e Nosso Senhor, Jesus Cristo. Concedei a todos os que, diante dela desejarem venerar e glorificar o Vosso Filho Unigênito que, por seus merecimentos e intercessão, alcancem, no presente, a Vossa graça e, no futuro, a glória eterna. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Se à Entronização não puder assistir um sacerdote, a imagem deve ser benzida anteriormente. O chefe da família toma então o quadro de Jesus Misericordioso, coloca-o num lugar previamente escolhido e, ajoelhado-se com os demais, faz em seu nome e no de todos os presentes, o Ato de Consagração.

Ato de consagração: Ó misericordiosíssimo Jesus, infinita é a Tua bondade e inesgotáveis os tesouros da Tua misericórdia que está acima de todas as Tuas obras. Consagro-me a viver inteiramente no brilho esplendoroso de graça e de amor que brotaram do Teu Sagrado Coração na cruz. Desejo imitar a Tua misericórdia, praticando obras de misericórdia espirituais e corporais, particularmente na conversão dos pecadores, e dando auxílio, coragem e consolação a todos os pobres, infelizes ou doentes. Tem cuidado de mim, doravante, como coisa Tua e Tua própria glória. Tudo receio da minha fraqueza, mas tudo espero da Tua misericórdia. Faze que toda a humanidade conheça o abismo insondável da Tua misericórdia e que ponha a sua inteira confiança em Ti e Ti adore para sempre. Amém. Jesus, eu confio em Vós!

Depois reza-se o Terço da Misericórdia e, no fim, a mãe da família pode rezar a seguinte oração:

Oração da mãe: Ó Misericordiosíssimo Jesus, a Ti consagro os meus filhos. Ninguém pode compreender melhor os meus cuidados e ansiedades e ninguém mais eficazmente do que Tu pode me ajudar. Dá-me muitas graças para educar os filhos, porque sei bem todo esforço é vão sem a Tua assistência. Dirige as minhas ações e ilumina as instruções eu que der a meus filhos. Guarda-os do pecado; ensina-os a progredir em bondade; preserva-os de maus companheiros; ajuda-os nos estudos; faze-os amáveis e misericordiosos para com os pobres, os que sofrem e todos os infelizes; guarda-os na raça santificante e dá-lhes saúde, a fim de que cresçam para a honra e a glória de Deus, progresso na sociedade, consolação e sustento dos pais e para a sua própria felicidade temporal e eterna. E quando me chamares, como meu Juíz, concede misericordiosamente que a Tua dolorosíssima Mãe cuide de meus filhos. Doravante prometo servir-Te fielmente, adorar a Tua inesgotável misericórdia, espalhar esta devoção e nela colocar minha confiança sem limites. Assim seja. Jesus, eu confio em Vós! (Devocionário à Divina Misericórdia - Canção Nova)

 

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog