Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

História da Festa de Nossa Senhora Aparecida-12/outubro

 Dia 12 de outubro-culto público e oficial à Padroeira do Brasil

A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas. A Matriz Basílica de Aparecida foi inaugurada em 1745, quando a festa em louvor a Nossa Senhora era comemorada no primeiro domingo de maio, por ser o mês de Maria. 
Em 1894, o Papa Leão XIII incluiu a Virgem Aparecida no Calendário da Diocese de São Paulo e determinou que a festa fosse comemorada no quinto domingo depois da Páscoa. 
A partir de 1908, o Papa Pio X mandou fixar no Breviário e no Missal a data  de 11 de maio para a celebração da festa. 
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI.
Em 1939, os Bispos do Brasil solicitaram que a data oficial do evento fosse mudada para o dia 7 de setembro, por ser a comemoração da Independência do Brasil e momento propício para homenagear a Padroeira da nação. 
Quatorze anos depois, em 1953, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro. Essa data foi escolhida por haver associação com a data do descobrimento da América e também com o Dia da Criança. 
Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, em 1980, o então Presidente da República, General João Batista de Figueiredo, promulgou a Lei Nº 6.802, de 30 de junho de 1980, declarando o dia 12 de outubro como feriado nacional para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida.

Consagração como Maior Santuário Mariano do Mundo

No dia 30 de junho de 1980 o Papa João Paulo II veio ao Brasil pela primeira vez. No entanto, foi no dia 4 de julho que o pontífice visitou o Santuário Nacional.
Neste dia, João Paulo II celebrou a Santa Missa na ‘esplanada’ do Santuário, no mesmo local onde o papa Bento XVI celebrou a missa em sua visita ao Brasil, em 2007. 

Cerca de 300 mil pessoas participaram da celebração. Em sua homenagem a esplanada recebeu seu nome, sendo conhecida hoje como pátio Papa João Paulo II.
Após a missa de Sagração do Altar, o papa fez a consagração a Nossa Senhora Aparecida e deu a bênção final com a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida.
Ao final da celebração, João Paulo II surpreendeu a todos ao informar que concedia à nova Igreja o título de Basílica Menor, consagrando a Basílica como o maior Santuário mariano do mundo.
O Papa João Paulo II revigorou a fé do povo brasileiro em Nossa Senhora Aparecida, ao conceder ao Santuário Nacional o título de Casa da Mãe de Deus.



Oração à Nossa Senhora Aparecida
Papa João Paulo II
Quando da vida do Papa ao Brasil na década de 80


Ó Mãe, fazei que esta Igreja, a exemplo de Cristo, servindo constantemente ao homem, seja a defensora de todos, em particular dos pobres e necessitados, dos socialmente marginalizados e espoliados. Fazei que a Igreja do Brasil esteja sempre a serviço da justiça entre os homens e contribua ao mesmo tempo para o bem comum de todos e para a paz social.

Ó Mãe, abri os corações dos homens, e daí a todos a compreensão de que, somente no espírito do Evangelho e seguindo o mandamento do amor e as bem- aventuranças do sermão da montanha, será possível construir um mundo mais humano, no qual será valorizada verdadeiramente  a dignidade de todos os homens.

Ó Mãe, concedei à Igreja do Brasil numerosas vocações sacerdotais e religiosas. Acolhei em vosso coração todas as famílias brasileiras. Acolhei os adultos e os anciãos, os jovens e as crianças. Acolhei os trabalhadores do campo e da indústria, os intelectuais das escolas e universidades, os funcionários de todas as instituições. Não cesseis, ó Virgem Aparecida, pela vossa mesma presença, de manifestar nesta terra que o amor é mais forte que a morte, mais poderoso que o pecado. Não cesseis de mostrar-nos Deus, que amou tanto o mundo, a ponto de entregar o seu Filho Unigênito, para que nenhum de nós pereça, mas tenha a vida eterna. Amém.

Papa João Paulo II


Fonte:  http://www.a12.com/

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog