Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Por que o Domingo é o Dia do Senhor?



“Um Domingo sem Missa é uma semana sem Deus”.
(São João Maria Vianey)

O que é o "domingo"?

"Domingo" é uma palavra portuguesa que vem do latim. Significa "Dia do Senhor". O domingo é o primeiro dia da semana, dia da Ressurreição do Senhor (ver Jo 20,1). O domingo suplantou o sábado, o sétimo dia da semana, agora, depois da Ressurreição do Senhor, apenas "sombra das coisas que deviam vir" (Cl 2,16.17).

No Novo Testamento, para os cristãos, o domingo é o Dia do Senhor, o primeiro da semana, o dia principal da celebração litúrgica, o dia também da alegria, do repouso, da família, um dia, enfim, particularmente apropriado para o estudo da Palavra de Deus e para o exercício da caridade cristã.

Onde se celebra a liturgia?

No templo de "pedras vivas" que somos nós, edificados em Igreja sobre a Pedra fundamental, o Cristo (ver 1Pd 2,5).

Como precisamos de lugares para nos reunir, preferimos, quanto possível, fazê-lo em locais amplos e belos, conforme a palavra do Senhor Jesus a seus discípulos, mandando-os providenciar "uma sala grande e ornada"! (Lc 22,11-13) para a Última Ceia. Chamamos estes edifícios de "igrejas".

A Igreja "matriz" é a Igreja "mãe" da paróquia. 

A Igreja "catedral" é a Igreja onde o Bispo da Igreja local tem a sua "cátedra" ou "cadeira" como responsável pela evangelização e pela doutrina.

"Basílica" é uma Igreja especialmente querida por suas proporções e sua beleza, como, no Brasil, a Basílica de Aparecida.

Chamamos de "Santuário" uma Igreja muito procurada pelos fiéis em peregrinação, como os  santuários de Fátima ou de Lourdes.

"Capela" é uma Igreja pequena. Seu nome vem de "pequena capa", e sua origem é uma igrejinha na França antiga, onde se venerou uma capa que São Martinho dividira com um pobre. Assim, outras igrejinhas semelhantes passaram a se chamar "capelas".

A liturgia pode ser modificada?

A liturgia tem partes de instituição divina, ligadas aos gestos e às palavras do Senhor Jesus, que a Igreja deve guardar e transmitir tal como recebeu (ver Cor11,23-24). Assim, por exemplo, a Ceia do Senhor, a Eucaristia, só pode ser celebrada com "pão" e com suco da videira (vinho ou suco de "uva"); o Batismo com "água" etc. Há outras coisas, porém, como as vestes, as cores, os ornatos, os cantos, a língua das orações etc. que podem e até devem ser mudadas sabiamente, para ajudar melhor aos fiéis de diversos tempos e culturas.

Catecismo Católico Bíblico.
Pe. Paiva, SJ

****************
 
Domingo é o Dia do Senhor - na Bíblia:

“No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manha cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.” (João 20,1)

“No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus.” (Lucas 24, 1-3)

“Chegando ao dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” (Atos 2,1) (Pentecostes ocorre no domingo)

“Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta.” (Apocalipse 1, 9-10)

A História registra que os católicos sempre guardaram o Domingo como o Dia do Senhor. Há registros exatos dessa prática no ano 70 da nossa era. 

A celebração da Eucaristia é a reunião da família de Deus. E toda família que quer manter os laços de afeto e solidariedade se reúne sempre. Se a Igreja deseja ser uma comunidade, não pode renunciar a estes encontros. À medida que valorizar a sua presença à Igreja, você vai perceber a importância da participação na Eucaristia dominical.

Fonte: Catequese Católica /
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/d/domingo.html

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog