Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Quaresma e Conversão


A Campanha da Fraternidade é realizada no tempo da Quaresma, tempo que apresenta como uma de suas principais características a conversão, em vista da celebração da festa da Páscoa.

Para que a conversão seja possível, é necessário ter presente, por um lado, a consciência do pecado e, por outro, a valorização dos canais da graça, que devem se unir aos esforços pessoais e à reta intenção.

Para que haja, de fato, consciência do pecado, há necessidade de verdadeiro conhecimento da realidade e das implicações do agir pessoal, comunitário e eclesial. Sem esse conhecimento, corremos o risco de não perceber o mal decorrente do agir humano e, por isso, não perceber o pecado. A Campanha da Fraternidade procura formar a consciência nesse sentido.

Mas a conversão não é apenas fruto da ação ou do esforço humano. Para que ela aconteça , a ação divina é necessária, donde a suma importância da valorização dos canais da graça, algo que o tempo da Quaresma propicia.

Uma das formas de valorização dos canais da graça é a escuta da Palavra, para que haja diálogo com Deus, aprofundamento do conhecimento da sua vontade e o desejo cada vez mais ardente em nosso coração de participar de suas promessas. Outra forma, intimamente associada a essa, é a oração -seja pessoal, comunitária, litúrgica ou sacramental. Na oração, o Espírito Santo vem até nós e cria verdadeira comunhão entre nós e a Trindade.

A Quaresma nos une ao mistério da cruz; por isso, é tempo de jejum, de nos abstermos das coisas da terra em vista das coisas do céu, mas esse jejum deve estar sempre associado à pratica da caridade, o vínculo da perfeição: o que não consumimos no jejum deve ser entregue aos pobres.

Fonte: Pe. José Adalberto Vanzella

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog